Você já conhece as vantagens que os exercícios para ombros e costas podem lhe fornecer?

A região do ombro é de extrema importante para o corpo. Pois, ela determina boa parte dos movimentos dos braços. Graças ao manguito rotador, um conjunto formado por quatro músculos.

Enquanto que, as costas possuem o agrupamento mais complexo do corpo que influencia em dezenas de movimentos diferentes, não se limitando aos braços.

Desse modo, é importante investir em exercícios que estimulem ombros e costas.

Então, continue lendo este artigo e descubra as melhores opções para você. Desenvolvendo, tonificando e fortalecendo o seu corpo!

Como Garantir Qualidade Nos Exercícios Para Ombros e Costas?

Ombros-e-Costas

Antes de mostrar os exercícios para ombros e costas, iremos falar sobre sua realização correta.

Portanto, primeiro é importante entender mais sobre o assunto.

Logo, será possível definir essas regiões como grupos musculares responsáveis por diferentes atividades. Para que a resistência muscular seja desenvolvida, é preciso começar aplicando cargas leves. Evitando a sobrecarga da região e possíveis lesões. Depois, de forma progressiva, os pesos usados poderão ser aumentados.

O fortalecimento de ambas as regiões é importante. Pois, eles auxiliam na postura corporal e na capacidade de carregar pesos. Bem como, auxiliam também, no equilíbrio muscular. Desde que, exista um acompanhamento profissional para verificar sua evolução.

  • Costas: entre os benefícios de seu fortalecimento, podemos incluir a diminuição de dores na região. Bem como, do tensionamento dos mesmo e melhora na postura. Além disso, fortalece regiões próximas a coluna – responsável por sustentar o corpo;
  • Ombros: assim como para a região das costas, o fortalecimento do ombro também diminui as dores. Contudo, ele também auxilia na prevenção de lesões causadas por movimentos repetitivos ou pegar muito peso. Além disso, ainda é possível melhorar a biomecânica da região.

Sendo assim, os exercícios para ombros e costas são fundamentais para fortalecer no corpo.

Garantindo que haja naturalidade em nossos movimentos.

Melhores Exercícios Para Ombro e Costas

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Então, agora que você já sabe mais sobre a importância de desenvolver ombros e costas, confira os melhores exercícios.

  1. Chin Up:

Conhecido também como barra fixa, esse exercício pode ser praticado tanto em casa, quanto na academia.

Além disso, ele é bom para iniciantes. Pois, exige do corpo o desenvolvimento da força e resistência.

Ao mesmo tempo que é mais seguro devido a sua metodologia simples e prática.

Para isso, basta que você segure a barra com ambas as mãos. Mantendo sempre uma distância equivalente a largura dos ombros.

Em seguida, pendure-se na barra cruzando os pés enquanto aperta as escápulas para baixo e para trás.

Dobre o cotovelo de forma a ganhar impulso e se sustentar no ar posicionando o peito logo abaixo da barra.

  1. Remada Unilateral Com Carga

Então, para realizar esse exercício, o ideal é a utilização de um equipamento de peso como o haltere.

Chamado também,de remada serrote, esse é um exercício unilateral. No qual, você irá aumentar a amplitude de movimentos ao trabalhar cada lado de forma independente.

Portanto, nos dois lados de um banco reto, posicione um haltere e em seguida, apoie uma de suas pernas em cima deste.

De modo que ela fique dobrada e a outra ainda reta. Com uma das mãos apoiados no banco, desça a outra (contrária a perna dobrada) para pegar o haltere.

Mas, sempre mantendo a região lombar reta, enquanto flexiona o cotovelo para cima e posiciona o peso ao lado do peito.

  1. Remada Curvada:

Esse exercício ativa diversas musculaturas. Sendo ótimo, principalmente, para a região das costas.

No entanto, é preciso muito cuidado durante sua realização!

Uma vez que, é preciso usar cargas corretas para você e sua resistência muscular. Do contrário, ele pode causar diversas lesões, incluindo aquelas na região da lombar.

Então, para sua realização, posicione a barra à frente do seu corpo, com a quantidade ideal de carga.

Abaixe-se mantendo a lombar reta para pegar a barra. Suas mãos devem estar posicionadas alinhadas a largura do ombro.

Ao inclinar, num ângulo de 45 graus, puxe a barra para cima até que ela encoste no seu peito.

Se mantenha na posição, contraia e estique os braços algumas vezes. De modo que seus cotovelos ultrapassem a linha das costas.

Durante toda a realização, é importante ainda que os joelhos fiquem levemente dobrados.

  1. Lat Pulldown:

O Lat Pulldown é um exercício para se fazer na academia. Pois, exige um equipamento específico.

Aqui você irá trabalhar  o bíceps e o latíssimo do dorso. Tudo isso, em um exercício de nível iniciante bastante simples.

Sente-se em uma máquina de pulldown e ajuste o equipamento para sua altura.

Depois, segure a barra com sua pegada aberta. Logo, a distância deverá ser maior que a largura dos ombros e direcionando as mãos para fora.

Posicione os braços estendidos à frente, leve o tronco 30 graus para traz curvando a região lombar e estufando o peito.

Exale o ar e traga a barra para baixo que deverá encostar na região superior do corpo.

Mova então, somente os braços para cima e para baixo, enquanto mantém o corpo contraído e os músculos das costas comprimidos.

  1. Elevação Lateral:

Por fim, irei terminar com um exercício bastante simples e que ajuda bastante no fortalecimento da região.

Contudo, ele deve sempre ser feito com pequenas cargas. Respeitando assim, a mecânica desse movimento e sua alavanca.

Segure dois halteres posicionados ao lado do corpo e deixe os pés afastados alinhados ao ombro.

Posicione os pesos na altura das coxas, próximos um ao outro. Flexione levemente os seus cotovelos.

As escápulas devem ficar encaixadas para trás, enquanto que a coluna fica reta.

Depois, eleve os pesos de forma lateral, deixando os braços retos e paralelos ao chão.

Conclusão

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Desse modo, foi possível ver cinco incríveis exercícios para ombros e costas que irão fortalecer e desenvolver seus músculos.

Bem como, irão prevenir dores nas regiões e aumentar sua flexibilidade e resistência articular!

Contudo, lembre-se sempre da importância de manter a região lombar bem posicionada para evitar lesões.

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