Perder gordura e ganhar massa muscular, será que existe uma relação direta entre os dois objetivos?

Sim, existe e é sobre isso que vou falar nesse artigo, vou te explicar a relação que existe entre eles e vou te dar dicas de como potencializar o resultado, dentro dos limites do seu corpo, é claro.

Para começar, vou começar falando sobre alguns conceitos que podem te confundir e algumas perguntas que são básicas para quem quer emagrecer, perder gordura e  ganhar massa muscular.

Quer Perder Gordura E Ganhar Massa Muscular Ao Mesmo Tempo? Estude O Seu Corpo!

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O Que É Emagrecer?

Emagrecer é o ato de reduzir o índice de gordura corporal do seu corpo por meio de dietas e exercícios.

Emagrecer E Perder Peso São Sinônimos?

Não, quando você está emagrecendo está diminuindo o percentual de gordura do seu corpo e somente isso. Quando está perdendo peso, você perde gordura e massa muscular, mas no decorrer do “perder peso” você acaba gastando mais a massa muscular do que a gordura.

O Que Significa Ganhar Massa Muscular?

Ganhar massa muscular é o processo de hipertrofia do músculo, onde as fibras musculares aumentam (por meio dos exercícios anaeróbicos) deixando os músculos maiores, mais pesados e necessitando de mais energia para se manter, ou seja, gastando mais calorias, mesmo sem está realizando nenhuma atividade.

Qual A Relação Entre Ganhar Massa Muscular E O Processo De Emagrecimento?

Para você poder emagrecer e não perder peso, deve ocorrer a manutenção da massa muscular e não a sua diminuição. Além disso, quanto maior a hipertrofia, maior o gasto calórico do corpo, e emagrecer é basicamente ingerir menos calorias do que você gasta no dia a dia (com uma alimentação saudável e focada no processo de emagrecimento).

Aumento De Peso Durante O Processo De Emagrecimento É Normal?

Sim. Meio estranho não é? Mas sim, é normal. É normal porque seguindo esse método de perder gordura e ganhar massa muscular, você vai ganhar massa magra e essa massa é mais pesada que a gordura que você vai perder, então pode sim aumentar o seu peso. Por isso, esqueça a balança.

Pronto! Essas foram as perguntas que considerei mais importantes para o assunto, visando as pessoas que não tem muito conhecimento sobre o assunto.

Existem algumas coisas que você pode fazer ou deixar de fazer na sua rotina para potencializar o emagrecimento e o ganho da massa muscular.

Você vai precisar de muita disciplina e força de vontade, porque, como a definição muscular, a perda de gordura e o ganho de massa muscular são as metas mais complicadas de se alcançar. Qualquer deslize pode te prejudicar e muito.

Uma observação antes de começar: É possível ganhar massa muscular e emagrecer (nessa ordem), mas dificilmente você conseguirá a definição muscular enquanto estiver nesse processo. O pensamento de definição deve vir depois que já tiver conseguido alcançar um bom percentual de gordura e começar uma alimentação própria para essa meta.

3 Dicas Para Conseguir Perder Gordura E Ganhar Massa Muscular Ao Mesmo Tempo

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Não Foque Nos Exercícios Aeróbicos

Principalmente se você não se alimentar bem (ainda). Se essa for sua situação faça exercícios leves. Você pode até ter uma rotina de exercícios aeróbicos, no entanto, deve evitar um grande esforço, pois se feito de forma exagerada, eles podem reduzir a massa muscular.

Por que ressaltei a alimentação? Os aeróbicos realmente são grandes eliminadores de gordura, porém, se você não possuir uma alimentação que te dê base para realizar os dois tipos de exercício, quando o corpo procurar os nutrientes e não encontrar na alimentação, encontrará nos músculos.

E o que isso quer dizer?

Que a sua massa muscular diminuirá porque você não está fornecendo a quantidade necessária de macronutrientes para o seu organismo.

Então, Foque Na Musculação

Quando você foca na musculação, você vai perder gordura e ganhar massa muscular. Dê preferência aos exercícios de força máxima e não de resistência, a sua aparição na academia deve acontecer, pelo menos, quatro vezes por semana e tente aumentar os pesos uma vez por semana.

Esse aumento deve acontecer gradualmente e você pode aumentar o intervalo entre os aumentos de peso se seu corpo não estiver aguentando a carga, mas esse intervalo não deve ultrapassar 2 semanas. Nem que você aumente só um quilo, mas aumente.

Por que esse foco na evolução?

Se parar perceber, a nossa maior eficiência de crescimento ocorre nos primeiros meses de academia porque o corpo não está acostumado aqueles exercícios e a intensidade da tarefa.

A partir do momento que isso ocorre, você precisa mudar as variáveis para não estagnar.

Quais são as variáveis? Repetição, tempo de descanso e peso.

Eu costumo seguir essa ordem: Primeiro eu aumento o número de repetições, depois diminuo o tempo de descanso e só então eu aumento o peso (voltando para o número de repetições e o tempo de descanso inicial).

Para Isso, Adapte Sua Alimentação

Sua rotina vai mudar e a primeira mudança será a adição das refeições que você vai passar a fazer: O pré e o pós treino. O pré treino pode acontecer até 30 minutos antes de começar os exercícios, desde que seja uma refeição leve e baseada em carboidratos. O pós treino deve ser feito até uma hora após o fim do treino e deve ser baseado em carboidratos e proteínas.

Dica: Aqui no site já tem um artigo falando só sobre o pré e o pós-treino com mais informações e dicas para você aproveitar ao máximo o intervalo dessas refeições. Depois que acabar aqui, pode ler esse artigo!

A sua alimentação em geral tem que ir diminuindo, do café da manhã até a ceia. Os carboidratos ingeridos devem ter, em sua maioria, um baixo valor glicêmico, eles vão te deixar saciada por mais tempo, diminuindo a sua busca por alimentos ruins (as famosas “besteiras”).

As proteínas devem ser, em sua maioria, magras. Assim como ocorre uma diminuição de calorias do café da manhã até a ceia, a proporção entre carboidratos e proteínas seguem o mesmo padrão: No café da manhã mais carboidratos com poucas proteína e na ceia só proteína.

Após se adaptar, vai ser bem fácil chegar ao seu objetivo, mas lembre-se: Tudo deve ser feito de forma gradual!

Alie o suplemento vitamínico Trembodrol, com a sua dieta para conseguir ganhar mais massa muscular.

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Qualquer dúvida, só deixar o comentário e eu responderei o mais rápido possível!

Até a próxima!