Com a correria do dia a dia, nos sobra pouco tempo para treinar. Ainda mais para as mulheres, que muitas vezes, precisam ser ótimas profissionais, mães, namoradas, esposas e cuidar da casa.

Pensando no seu bem estar, desenvolvemos esse texto para que você potencialize os seus treinos, mesmo tendo pouco tempo para treinar.

Um lembrete: se você gostar de alguma das nossas dicas, converse com seu personal trainer antes de aplicá-la no seu dia a dia.

Dicas Para Mulheres Que Têm Pouco Tempo Para Treinar

1.    Tenha Um Objetivo

Cada tipo de treino tem uma função e influencia o corpo de maneiras diferentes. A musculação, por exemplo, ajuda a definir os músculos, enquanto os exercícios aeróbicos queimam a gordura mais rápido.

Quando sabemos o motivo real de o porquê estamos nos exercitando, fica mais fácil saber qual tipo de treino devemos escolher. Dessa forma, você tem resultados melhores de forma mais rápida.

2.    Use Diversos Aparelhos Durante O Treino

Cada vez que você repete um treino, seu corpo vai ganhando mais resistência. Isso é ótimo, mas também significa que seu corpo entende que aquele treino não é mais um desafio e seus músculos não vão levá-lo como um exercício real.

Experimente outros aparelhos na academia ou faça exercícios diferentes sempre que puder. Assim, suas fibras musculares se sentem mais estimuladas e seu treino é mais eficaz.

3.    Faça Intervalos

Descansar é maravilhoso, mas não é desse tipo de intervalo que estamos falando nesse tópico.

O treino intervalado alterna a intensidade dos exercícios, intercalando picos de esforço moderado ou forte com pausas de recuperação com ritmo mais leve.

Fazer esse tipo de treino melhora o funcionamento das células, o condicionamento respiratório, queima de gorduras e aumento da captação de oxigênio.

Além desses benefícios, ele é bem fácil de inserir na rotina de mulheres que têm pouco tempo para treinar. Um exemplo é fazer um minuto de pedalada intensa e um minuto de pedalada suave.

4.    Coloque Potência

Os treinos que envolvem mais potência são bem parecidos com os intervalados, mas precisam da aprovação e acompanhamento de um personal trainer.

Em uma série longa, você pode aumentar a velocidade e/ou intensidade de um exercício e manter esse padrão durante aproximadamente cinco minutos.

Os exercícios de potência são muito benéficos, pois queimam calorias e mantém o metabolismo em alta por mais tempo. Mas, você deve tomar alguns cuidados, já que o excesso desse treino pode causar lesões musculares.

5.    Faça Circuitos

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Esse é um dos exercícios mais indicados para quem tem pouco tempo para treinar. Ele consiste em uma série de atividades diferentes e sem intervalos. Depois que terminar, é só fazer uma corrida leve na esteira.

Os treinos em circuito aceleram o metabolismo e tem um bom gasto calórico, mas devem ser evitados por alunos iniciantes, já que exigem muito dos músculos.

6.    Use A Esteira

Caminhar na esteira para descansar entre uma série e outra é uma prática muito recomendada por personal trainers para alunos experientes que têm pouco tempo para treinar.

Praticar essa dica vai manter seu metabolismo e a frequência cardíaca acelerados por mais tempo, o que vai fazer com que você gaste mais calorias.

Não esqueça de falar com seu personal trainer antes de adotar essa prática. Só ele vai ter certeza de que você tem o condicionamento físico e muscular adequado para esse tipo de treino.

7.    Coloque Um Pouco Mais De Carga

Quando fazemos exercícios sempre com as mesmas cargas de peso, o músculo se acostuma e não se exercita mais da mesma forma.

Por isso, é importante aumentar a carga de tempos em tempos, seguindo a orientação do personal trainer.

Tomar essa decisão sem a ajuda de um profissional pode trazer sérios riscos à saúde. Cada tipo de exercício têm o foco apontado para um músculo ou uma cadeia muscular.

Aumentar o peso excessivamente e de forma repentina força os outros músculos ao redor, além das articulações, o que faz com que essa áreas percam a eficiência ou sofram lesões.

8.    Sempre Tenha Foco

Segundo pesquisadores do Reino Unido, manter o foco durante o exercício pode aumentar em até 20% o ganho de força na hora da execução.

Essa é uma dica de ouro para mulheres que têm pouco tempo para treinar, não é mesmo?

Sabemos que a rotina é cansativa e que muitas coisas passam na nossa cabeça a todo momento. Mas, considere o seu treino como um tempo que você tira só para você e se esforce para esquecer do resto.

Quando mantemos o foco no treino, solicitamos mais fibras musculares e reduzimos o risco de contrair lesões, já que prestamos atenção para fazer a atividade da forma mais correta possível.

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a otimizar os seus treinos e que você melhore a eficiência deles, mesmo tendo pouco tempo para treinar.

E aí, gostou? Tem algum comentário? ficou com qualquer dúvida? Então é só deixar nos comentários que vamos te dar todas as informações.