Diversas pessoas possuem dúvidas de como fazer para incluir proteínas e carboidratos de forma balanceada em uma dieta sem que haja excessos em qualquer um dos dois tipos de nutrientes.

Logo, não sobrecarregando seu organismo.

Bem como, para impedir que haja um aumento no peso pelo consumo desproporcional de alimentos.

Dificultando assim, o seu emagrecimento!

Contudo, não é difícil encontrar esse desejado equilíbrio.

Além disso, a perda de peso não é o único benefício, como também, o ganho de massa muscular!

Portanto, para saber como controlar o consumo das proteínas e carboidratos. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

Qual A Importância Das Proteínas E Carboidratos?

Proteínas-E-Carboidratos

As proteínas e carboidratos são dois nutrientes de extrema importância ao seu organismo.

Enquanto as proteínas são responsáveis pela reparação e crescimento dos tecidos do corpo. Os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento de energia.

Logo, ambos precisam estar presentes na alimentação, contudo, deve-se evitar os excessos.

Além disso, dietas compostas por 77% de carboidratos, podem elevar o risco de morte.

Elas podem chegar a fazer com que haja um aumento de 28% deste risco. Principalmente, quando comparadas as dietas em que esse nutriente ocupa somente 46% da alimentação diária.

Lembrando que, as proteínas são bastante consumidas no Brasil. Porém, o maior índice é o do consumo de carboidratos.

  1. O Que Os Especialistas Dizem?

Segundo recomendações médicas, o consumo de proteínas e carboidratos deve ser equilibrado.

Logo, eles estipulam médias diárias para adultos saudáveis. Nas quais, não se deve ultrapassar os valores de:

  • Proteína: 20% das calorias consumidas ao longo do dia;
  • Carboidrato: 55% das calorias consumidas ao longo do dia.

Entretanto, esse consumo máximo deve considerar o estilo de vida de cada pessoa.

Isso porque atletas, por exemplo, devem consumir mais carboidratos. Pois, servirão como fonte de energia na realização de práticas físicas intensas.

Ao passo que, existem pessoas diabéticas que devem diminuir o consumo de ambos os nutrientes!

  1. Quais Os Riscos Do Consumo Irregular?

É importante equilibrar o consumo desses nutrientes quando pensamos na prevenção de doenças como:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Dislipidemia;
  • Infartos;
  • Hipertensão arterial;
  • AVC;
  • Câncer.

Uma vez que, carboidratos e proteínas aumentam o peso. Sendo assim, levam ao acúmulo de gordura localizada que acarreta diretamente na insuficiência do organismo.

Isso acontece pela obstrução de veias e artérias e também pela falha nas funções naturais, etc.

Tudo isso, pode ainda ser agravado e levando ao risco de morte precoce do indivíduo.

Como Incluir Proteínas E Carboidratos Na Dieta

Como Incluir Proteínas E Carboidratos Na Dieta

Agora que você já sabe mais sobre a importância desses dois nutrientes, vamos ver como consumi-los.

  1. Proteínas:

As de origem animal devem ser consumidas tanto no almoço, quanto na janta.

Também é importante o consumo preferencial de peixes ricos em ômega 3, ovos e frangos.

Para complementar a alimentação, utilize cortes magros de boi e porco. O recomendado é uma porção de diária de até 200g no máximo.

Para o café da manhã e lanches, o ideal é consumir leite e seus derivados nas versões magras. Tais como, os queijos e iogurtes naturais.

Também devem ser consumidas 1 porção diária daquelas de origem vegetal, como as leguminosas.

  1. Carboidratos:

O carboidrato deve estar presente em cerca de 50 g nas refeições principais, almoço e jantar.

Para atender essa necessidade e não exagerar é bom investir nos alimentos integrais. Como, por exemplo, nas massas e no arroz.

Também invista nos tubérculos com menos índice glicêmico, cozidos ou assados, sendo eles:

  • Mandioca;
  • Batata doce;
  • Inhame;
  • Cará.

Já para lanches intermediários e o café da manhã, procure estimular o consumo de pães integrais. Ou então, de cereais e aveias em conjunto com iogurtes e frutas.

  1. Exemplo de Cardápio Ideal:

  • Café da manhã: 1 unidades de fruta + 1 colher de aveia, acompanhada de 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo magro ou então, 2 unidades de ovo mexido/cozido;
  • Lanches intermediários: alterne entre uma porção de fruta e 4 unidades de oleaginosas;
  • Almoço: 2 colheres de sopa de arroz integral ou uma porção pequena de massas integrais. Acompanhados de 2 bifes pequenos de frango ou carne + legumes e hortaliças à vontade;
  • Jantar: evite os carboidratos, consuma leguminosas, peixes, legumes e hortaliças à vontade.

Assim, você irá comer bem ao mesmo tempo que alterna alimentos para dar espaço ao equilíbrio entre nutrientes.

Dicas Sobre Proteínas E Carboidratos Para Dietas

Proteínas-E-Carboidratos

A seguir iremos dar algumas dicas de como inserir ou evitar esses nutrientes em sua dieta.

  1. Substitua As Besteiras Pelas Opções Saudáveis:

Ao iniciar uma dieta é comum que o organismo aumente a sua vontade comer alimentos ricos em carboidratos.

Tais como, os biscoitos, salgados e doces. Desse modo, procure substituir esse consumo por alimentos pobres em carboidratos.

  • Gelatina;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Queijo branco;
  • Iogurte natural;
  • Oleaginosas.
  1. Aposte No Baixo Índice Glicêmico:

Além disso, em relação ao consumo de carboidratos, invista naquele que são aliados do emagrecimento.

Como por exemplo, aqueles que são absorvidos mais devagar. Logo, você evitará os picos de açúcar no sangue.

Este é um ponto muito importante para diabéticos!

Então, procure trocar os pães comuns pelos integrais, escolher frutas desse tipo e consumir:

  • Leguminosas;
  • Leite e derivados magros.
  1. Evite Carboidrato À Noite:

Ao longo do dia, nosso corpo está acelerado e realiza a queima desse nutriente.

Contudo, a noite o metabolismo desacelera. Dessa forma, ele tem dificuldades de absorver os carboidratos.

Portanto, o ideal é consumir carnes brancas, como peixe e branco, e outros alimentos de fácil absorção.

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Ovos;
  • Oleaginosas;
  • Hortaliças;
  • Sementes;
  • Queijo branco.
  1. Invista Nos Snacks Proteicos:

Pensando  em opções saudáveis de lanches para equilibrar sua dieta? Esses são perfeitos!

Visto que seu alto teor de proteína mantém o metabolismo em atividade. Enquanto que, sua digestão lenta aumenta a sensação de saciedade.

  • Amaranto;
  • Edamame;
  • Oleaginosas;
  • Creme de Amendoim;
  • Chia;
  • Pasta de atum. 

Conclusão

Proteínas-E-Carboidratos

Em resumo, vimos neste artigo a relação que as proteínas e carboidratos possuem com o nosso organismo. Uma vez que, eles são nutrientes importantes para um correto funcionamento. Contudo, o excesso pode causar efeitos negativos.

Que vão desde a aquisição de peso até a questão do desenvolvimento de doenças.

Portanto, é importante que você faça o consumo diário. Mas, não ultrapasse seu máximo recomendado, principalmente, quando não estiver em condições ideais!

Ainda possui alguma dúvida sobre este tema? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe.