Pular corda hoje em dia não é só brincadeira de criança, é um assunto sério. Principalmente quando se trata de saúde e beleza, se torna algo fácil de adquirir na rotina, pois pode carregar na bolsa. Além de ser divertido, é saudável e emagrece.
É uma atividade benéfica, bom para a concentração e para o bolso, basta ter um bom espaço e tempo. Sendo assim, a pessoa pega dicas na internet e/ou em vídeos e segue o ritmo conforme seu condicionamento físico. Claro que, sempre ter cuidado com hipertensão, algum problema de coluna, etc.
Pular corda é o ideal para conseguir a resistência muscular desejada, é uma atividade aeróbica. Principalmente para quem tem o domínio na “brincadeira” e busca atividades ritmadas, existem academias focadas nesses exercícios. O melhor de tudo é pode fazer da sala de sua casa.
A Origem De “Pula Corda”
A origem desta brincadeira, que se tornou um esporte, surgiu na década de 70, como prática desportiva. Esta brincadeira, que hoje é um exercício emagrece e define o corpo, e executa séries de saltos, acrobacias e manejos com cordas.
Existem atividades em conjunto ou individual, também há muitas competições com esse esporte. Esta atividade surgiu nos EUA, onde o professor de educação física norte-americano Richard Cendali, criou na corda o esporte.
Com isso, vem o trabalho reflexivo, perceptivo e físico, essa foi a grande observação de Richard
Há quatro provas de corda que são: salto triplo, de velocidade, de resistência e de estilo livre que une a música. Então é algo sério quando existe interesse. É uma atividade muito desafiadora e adquirir essa habilidade é excepcional e saudável.
Uma atleta no meio esportivo de corda, mundialmente conhecida é Vivien Vadja. Grande saltadora do Brasil, pentacampeã mundial, entre os anos 2010 e 2013.
A Importância De Pular Corda Na Infância
Com o mundo digital em que estamos vivendo, as crianças não conhecem mais as brincadeiras antigas. E são essas atividades que proporcionam a elas o condicionamento físico e a qualidade de saúde.
Contudo, as crianças passam suas infâncias no mundo digital, enquanto isso os torna sedentários.
Pular corda, amarelinhas, esconde-esconde, entre outros, não fazem parte desta nova geração. As crianças têm o direito de brincar, se divertir com atividades diferentes, e pular corda é uns dos mais benéficos.
Tudo que envolve movimento corporal é muito importante para o desenvolvimento infantil. Com isso, a criança adquire resistência e flexibilidade, liberação de adrenalina, superação pessoal, coordenação e psicomotricidade, reflexo e o equilíbrio.
Como Praticar A Corda Corretamente
Em primeiro lugar, temos que compreender os limites de nosso corpo. Para isso, precisamos estar cientes dos danos e benefícios que a atividade pode nos trazer. Esse exercício é ótimo para emagrecer e a tonificação da silhueta e entre outros.
Vamos seguir as dicas de pessoas que treinam há algum tempo e entender como perder calorias e praticar essa atividade em segurança.
Primeiro passo é fazer os movimentos corretamente para não haver nenhuma lesão. Postura correta é primordial, e olhe em um ponto fixo na sua horizontal e mantenha seu foco ali. Sempre com a cabeça erguida e o pescoço relaxado.
Cuidados
É um exercício que causa impacto no corpo, principalmente nos joelhos e a coluna. Então contraia o abdômen e os glúteos e flexione os joelhos levemente, na hora do impacto, cuidado em abrir muito os braços. Só pule o suficiente para corda passar os pés.
Contudo, dando continuidade no fim do pulo, pise primeiro com as pontas dos pés e suavemente coloque os pés ao chão. Prefira cordas de meios esportivos e também de materiais mais pesados como o couro, o vinil ou plásticos.
Sendo corda leve, prejudica adquirir o impacto para perder as calorias. E com isso também você sabe que no começo seu corpo não aguentará o ritmo de vídeos, atletas. Faça no seu ritmo e chegará lá.
Realmente é um exercício perfeito para perder calorias rapidamente.
Sendo assim, trace uma meta como pular corda todos os dias, aumentando os minutos a cada dia. Professores de educação física afirmam que é uns dos melhores métodos para a caloria. Pois ele agita todo o corpo simultaneamente, e nisso pode perder até 600 Kcal por 40 minutos.
Se aprender a usar técnica certa, pegar o ritmo, e perdendo peso com atividade, logo estará satisfeito. O ideal não é abandonar o hábito depois de atingir as metas.
Pular Corda Contra As Calorias
Além de emagrecer, queima muita caloria em poucos minutos do seu dia. Para a vida agitada, devido a rotina de trabalho, estudos e entre outros, pular corda é uma boa ideia contra calorias. Em 30 minutos, estará perdendo 300 Kcal, dependendo de sua habilidade.
Sendo assim, você com uma boa alimentação e este exercício prático, tonificará suas panturrilhas, coxas, nádegas e o abdômen. Seria ótimo um bom par de tênis aeróbico, uma corda que lhe traga segurança e o tamanho ideal para estatura física.
O ideal é praticar em cima de um tapete emborrachado, piso de madeira, o mais importante é fazer este exercício em segurança. Do contrário, é muito simples, onde estiver, pode levar contigo dentro de suas bagagens.
Pular Corda É Ótimo Contra Celulites
Além de ser ótimo e prático para o dia a dia, este exercício também reduz a celulite. Isto é, causado principalmente nas mulheres, por terem o corpo mais flácido. No entanto, com atividades similares, organismo e genética de cada mulher, as celulites vão reduzindo.
Hoje em dia, existem muitas pessoas que se adaptaram a tal atividade e atingem grande êxito por minutos. Com isso, aprenderam a não tirar esse hábito da rotina, pois o resultado é muito nítido.
Como Desenvolver O Psicomotor Pulando Corda
O nosso psicomotor é entendido, interpretado, trabalhando simultaneamente com o nosso funcionamento mental. O que é movido pelas sensações, percepções e o emocional. Sendo assim, o exercício físico reage ao mesmo tempo em que o cérebro comanda o corpo.
E pular corda é algo muito reflexivo e automático, usando nossa capacidade psicomotora.