É certo afirmar que uma dúvida que surge com certa frequência entre as praticantes de musculação, é sobre quando tomar suplementos.

Isso porque, tanto quem treina já há algum tempo, quanto quem começou recentemente, pode começar a considerar a incluir suplementos em sua dieta, para potencializar os seus ganhos.

No entanto, existem uma série de suplementos que possuem benefícios e funções diferentes para o nosso organismo.

Então, é preciso saber qual suplemento o seu corpo necessita e quando é o momento certo para começar a tomar.

Assim sendo, caso esteja interessada em conhecer um pouco mais sobre quais são os suplementos mais recomendados e para que servem, continue lendo esse conteúdo!

O Que São Suplementos?

quando-tomar-suplementosSem dúvida, os suplementos estão cada vez mais populares e são amplamente utilizados por aquelas que praticam exercícios físicos e desejam potencializar o seus resultados.

Bem como também melhorar as suas performances durante o treino, para que possam alcançar os seus objetivos mais facilmente.

Pois, às vezes, somente uma dieta saudável e exercícios físicos podem não ser o suficiente.

Basicamente, os suplementos são produtos que contém uma variedade de substâncias, incluindo:

Entre outras substâncias que são consideradas essenciais para que o nosso organismo possa desempenhar de forma melhor, algumas ações.

Como por exemplo, queimar gordura e desenvolver massa muscular. Existem uma variedade de suplementos que prometem cumprir com algum objetivo específico.

Seja para aumentar o ganho de massa magra, fornecer mais energia durante os treinos ou promover a queima de gorduras acumuladas.

Desse modo, antes de decidir quando tomar suplementos, é preciso saber para o que servem e quais a respectivas funções de cada um.

Além, é claro, de consultar uma nutricionista e manter um acompanhamento nutricional para que ela possa orientar o melhor uso do suplemento e evitar eventuais complicações de saúde.

Quando tomar suplementos?

Mas, afinal, como e quando tomar suplementos de modo adequado?

Bem, como dito anteriormente, é recomendado que você consulte uma nutricionista antes, para que ela possa avaliar as suas condições e indicar o melhor suplemento para ajudá-la a alcançar os seus objetivos.

No entanto, confira a seguir quais são os suplementos mais utilizados e para o que servem.

1. Aumentar a performance:

Na maioria das vezes, quem já treina faz algum tempo, também recorrem a suplementos que possam melhorar a sua performance durante os treinos.

Desse modo, extraindo melhores resultados e potencializando os seus ganhos.

Basicamente, os suplementos mais utilizados nesse caso, são aqueles que ajudam a aumentar a sua força, maximizam os efeitos dos exercícios e da dieta.

Bem como, fornecem mais energia para que você possa aumentar a sua performance e progredir em seus objetivos.

Um dos suplementos mais utilizados para quem deseja explosão muscular, ganho de força e redução de fadiga, é a creatina.

Isso porque, a creatina é capaz de aumentar a sua potência muscular, sendo altamente recomendada para as praticantes de musculação que desejam aumentar a intensidade de seus treinos para continuar progredindo.

Assim como também, a creatina é conhecida por fornecer energia para os seus treinos, afastando assim, a sensação de cansaço e fadiga muscular.

Há algumas controvérsias sobre quando tomar a creatina.

De acordo com alguns estudo, o ideal é tomar o suplemento por volta de 15 minutos antes de iniciar o seu treino.

No entanto, outros afirmam que o ideal é ingerir a creatina até uma hora após os exercícios, para que o organismo possa absorver os seus aminoácidos melhor.

Além da creatina, há também os suplementos de cafeína, que podem fornecer energia para você melhorar sua performance durante os treinos.

2. Perder peso e queimar gordura:

Caso o seu objetivo seja emagrecer e queimar aquelas gordurinhas acumuladas, certamente deverá investir em suplementos termogênicos.

Esses suplementos são capazes de acelerar o seu metabolismo, promovendo assim, a queima de gorduras, definição muscular e redução do apetite.

Mas, além disso, os suplementos termogênicos também são conhecidos por reduzir a fadiga e garantir uma melhor performance durante os treinos.

Um dos suplementos termogênicos mais populares é a cafeína.

Isso porque, a cafeína é uma excelente aliada para aumentar o seu desempenho e concentração durante os exercícios.

Assim como também, é responsável por acelerar o seu metabolismo, elevando a sua temperatura corporal e frequência cardíaca, garantindo a queima eficiente de gorduras.

De acordo com alguns estudos, o ideal é tomar o suplemento de cafeína cerca de 30 minutos antes do treino, para que você possa obter os seus efeitos.

Além dos suplementos, também existem alguns alimentos com efeito termogênicos que podem ser inclusos em sua dieta, como por exemplo:

  • Chá verde;
  • Gengibre;
  • Canela;
  • Pimenta.

3. Desenvolver massa magra:

De fato, um dos maiores objetivos de quem começa a praticar musculação, é aumentar o índice corporal de massa magra e hipertrofiar os músculos.

Existem inúmeros suplementos ricos em aminoácidos e proteínas, que possuem o objetivo de ajudá-la durante esse processo de construção muscular.

No entanto, para recuperar e construir massa muscular, o mais popular e recomendado é o Whey Protein.

Esse suplemento, além de desempenhar um papel importante no desenvolvimento de massa magra, serve também para ajudar os seus músculos a se recuperarem mais rapidamente após o treino e evitar o catabolismo.

Ou seja, a perda de massa magra. Além do Whey Protein, a Glutamina e Blend também são suplementos que podem ajudá-la a alcançar os seus objetivos.

Assim sendo, o recomendado é consumir o suplemento por volta de uma hora após o treino, para que o seu organismo possa absorver melhor os aminoácidos da proteína.

Conclusão

quando-tomar-suplementosEm suma, os suplementos servem, basicamente, como uma espécie de suporte para a sua dieta e treino, cuja principal função é ajudá-la a atingir os seus objetivos com mais facilidade, sejam eles emagrecer ou ganhar massa magra.

Todavia, é válido ressaltar que existe uma variedade de suplementos, cada um possuindo as suas respectivas funcionalidades.

Desse modo, antes de incluir um suplemento em sua dieta, é necessário que antes você defina qual é o seu objetivo, e escolher aquele que mais se enquadra.

E, não esqueça de consultar uma nutricionista, para que ela possa melhor orientá-la quando tomar suplementos e manter um acompanhamento adequado.

Por fim, caso ainda possua alguma dúvida ou sugestão em relação ao conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário!