Um dos maiores exercícios negligenciados por quem pratica musculação é, sem dúvidas, a rosca de punho com halteres.

Isso porque, geralmente, a maioria das mulheres mantém o foco em outros exercícios para hipertrofiar os bíceps e tríceps, para obter aqueles braços torneados.

Além de outros músculos do corpo que são mais visíveis e fáceis de trabalhar.

No entanto, treinar os músculos do antebraço também é considerado importante e pode garantir alguns benefícios, de acordo com os especialistas.

Assim sendo, caso esteja interessada em conhecer um pouco mais sobre esse exercício, os benefícios que fornece e como executá-lo corretamente, continue lendo esse conteúdo!

Para Que Serve a Rosca de Punho com Halteres?

rosca-de-punho-com-halteresExiste uma variedade de exercícios para treinar tanto os bíceps, quanto os tríceps, e sem dúvida, são os mais praticados entre aquelas pessoas que desejam hipertrofiar os braços.

Entretanto, se você perguntar à essas pessoas se elas treinam os antebraços também, provavelmente a resposta será um simples e sonoro “não”.

Isso porque, um erro comum cometido por muitos indivíduos, principalmente iniciantes, é negligenciar o treino de antebraços.

Pois, acreditam que um exercício para o bíceps ou tríceps, também poderá trabalhar os antebraços.

Todavia, não trabalha os músculos dessa região com tanta eficiência se comparado com um exercício isolado.

Desse modo, um dos melhores exercícios para trabalhar a musculatura dos antebraços de forma isolada é, de fato, a rosca de punho com halteres, geralmente também conhecida como “rosca concentrada”.

Quais os benefícios desse exercício?

Mas, afinal, quais são os benefícios da rosca de punho com halteres?

Bem, se você ainda não conhece esse exercício e quer alguns bons motivos para começar a praticá-lo, confira a seguir alguns dos principais benefícios da rosca de punho com halteres.

1. Evita lesões:

Praticar regularmente esse exercício, além de fortalecer os músculos dos antebraços, também ajuda a prevenir lesões durante a prática de outros exercícios que exijam mais da musculatura dos braços.

Assim como também, pode minimizar os riscos de desenvolver alguma doença que afeta o punho, como a tendinite, por exemplo.

Uma doença extremamente comum que, geralmente, tende a surgir devido aos movimentos repetitivos.

2. Fortalece os antebraços:

Embora exista alguns exercícios para os braços que possam recrutar os músculos dos antebraços, nenhum deles é tão eficiente para desenvolver essa região quanto a rosca de punho.

Sem dúvida, esse é um excelente exercício para fortalecer a musculatura dos seus antebraços de forma muito mais eficiente.

Fortalecer os antebraços não é importante somente por questões estéticas, para que os seus braços fiquem com uma aparência mais harmoniosa.

Mas, também é importante para melhorar o seu desempenho durante os treinos, afinal, com antebraços mais fortes, você poderá trabalhar melhor outros músculos.

3. Corrige desequilíbrios:

A rosca de punho é considerada como um exercício unilateral, ou seja, aquele que é feito um lado de cada vez.

Portanto, torna-se muito mais fácil evitar assimetrias musculares, por trabalhar igualmente ambos os lados.

Todavia, caso você perceba que um músculo está maior do que outro, poderá facilmente corrigir essa diferença.

4. Pode ser feito em qualquer lugar:

Uma grande vantagem da rosca de punho com halteres é que você não precisa, necessariamente, de uma academia para realizar esse exercício.

Isso porque, a sua execução não exige nenhum aparelho de academia, apenas um haltere que você pode comprar.

Desse modo, você poderá praticar esse exercício onde quiser, inclusive, em sua própria casa. Basta executá-lo corretamente, para evitar o risco de lesionar os músculos.

Qual a execução correta da rosca de punho com halteres?

Se você chegou até aqui, certamente já está mais familiarizada com esse exercício e possui conhecimento sobre os seus benefícios, mas provavelmente deve estar se perguntando como executá-lo.

Bem, apesar de ser um exercício relativamente “simples”, e que não exige muitos movimentos complexos para a sua execução, há alguns cuidados que devem ser tomados para evitar possíveis lesões nos músculos.

  • Assim sendo, para praticar o exercício, primeiramente, sente-se em um banco, mantendo a coluna ereta e os pés firmes no solo, com as pernas ligeiramente afastadas;
  • É importante apoiar um dos seus antebraços na superfície do banco, ou em sua própria coxa, de modo que apenas o punho fique de fora;
  • Segure um haltere com a palma da mão voltada para cima, mantendo os antebraços fixos e completamente imóveis;
  • Em seguida, desça a carga o máximo que puder, apenas movimentando o punho para baixo;
  • E, por fim, suba a carga novamente, com o punho ultrapassando parcialmente o nível do antebraço;
  • Repita o processo de forma contínua e controlada, e depois alterne para o outro antebraço.

Quais as variações da rosca de punha com halteres?

Esse exercício com a pegada supinada (palma da mão voltada para cima), trabalha os músculos flexores do antebraço.

No entanto, existe uma variação, que é a rosca de punho com a pegada pronada, ou, como normalmente é conhecida, “rosca de punho inversa”.

Enquanto a pegada supinada trabalha os músculos flexores, a pegada pronada, por sua vez, ajuda a desenvolver os músculos extensores do antebraço.

Para realizar essa variação, basta seguir os passos citados anteriormente.

Mas, ao invés de segurar o haltere com a palma da mão voltada para cima, você deverá segurá-lo com a palma da mão voltada para baixo.

No entanto, é válido ressaltar que ambas as versões devem ser praticadas na mesma quantidade para que haja equilíbrio e um desenvolvimento mais completo da musculatura dos antebraços, evitando assim, desequilíbrios musculares.

Assim sendo, as duas versões são consideradas importantes para trabalhar tanto os músculos flexores, quanto os extensores, e devem ser praticadas igualmente.

Além dessas versões, há também a rosca de punho com barra.

No entanto, essa variação não é considerada igualmente eficiente quanto a rosca de punho com halteres.

Conclusão

rosca-de-punho-com-halteresApesar da rosca de punhos com halteres não ser um exercício extremamente popular, como os de bíceps ou tríceps, é considerado como um exercício importante para trabalhar a musculatura dos antebraços isoladamente.

Sem dúvida, esse exercício, embora seja constantemente negligenciado, é ótimo para fortalecer de forma eficiente os músculos do antebraços, evitando possíveis lesões causadas por outros exercícios e até mesmo tendinites.

Além disso, a rosca de punho é um exercício simples e que você pode praticar até mesmo no conforto de sua casa!

Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida ou gostaria de acrescentar mais alguma informação em relação ao assunto, não esqueça de deixar o seu comentário!