Manter a nossa rotina de exercícios na quarentena não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo?

Infelizmente, em tempos de pandemia, não só a nossa rotina de treinos na academia que foi afetada, como também a nossa rotina profissional e pessoal.

Assim sendo, devido ao isolamento social, as nossas vidas rotineiras com a qual estávamos habituadas, foram severamente prejudicadas.

Portanto, muitas mulheres estagnaram e sucumbiram a ociosidade. No entanto, praticar os seus exercícios físicos em ambiente caseiro, apesar de um pouco mais complicado.

Ainda é totalmente possível, para que você possa manter a sua saúde e físico em dia.

Ficou interessada em saber como manter a sua rotina de exercícios na quarentena? Então não perca esse conteúdo!

Praticar Exercícios Físicos É Necessário Mesmo Na Quarentena

rotina-de-exercicios-na-quarentenaÉ de amplo conhecimento que devemos, ao máximo possível, evitar quaisquer tipos de aglomerações.

Desse modo, torna-se inviável frequentar uma academia bem no meio de uma pandemia, não é mesmo?

Todavia, mesmo estando em casa, é importante continuar praticando algum tipo de exercício físico.

Pois, de acordo com especialistas, os exercícios físicos são capazes de aumentar naturalmente o nosso sistema imunológico.

Desse modo, nos tornamos menos suscetíveis a contrair vírus, gripes e doenças.

Mas, além disso, os exercícios também são aliados da nossa saúde mental.

Isso porque, já foi cientificamente comprovado que a prática regular de exercícios físicos pode afastar os sintomas da ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

 8 dicas para você manter uma rotina de exercícios durante a quarentena

Embora possa parecer um tanto quanto difícil encontrar a motivação certa para começar a praticar exercícios em sua própria casa e estabelecer uma rotina de treinos, saiba que é totalmente possível.

Talvez, menos complicado do que você imagina. Até mesmo para você que não possui o hábito de praticar exercícios físicos mas deseja adotar um estilo de vida mais saudável.

Tudo o que você precisa é de um pequeno empurrãozinho rumo a direção correta.

Portanto, confira a seguir algumas dicas simples para você acender essa fagulha de motivação que reside dentro de você e começar a sua rotina de exercícios na quarentena!

1. Use aplicativos de exercícios:

Caso você tenha dificuldades em estabelecer um plano de treino sozinha, existe uma variedade de aplicativos de exercícios que poderá auxiliá-la durante o processo.

Basta escolher um que te agrade e começar a praticar os exercícios indicados!

Mas, além dos aplicativos, há também inúmeros vídeos de planos de treino que você poderá facilmente encontrá-los na internet.

2. Estabeleça uma rotina:

O nosso cérebro, apesar de demorar para se acostumar, ele gosta de rotinas.

Assim sendo, o recomendado é você estabelecer um horário e dias específicos para praticar os seus exercícios físicos.

Por exemplo, se você possui mais motivação durante a parte da manhã ou então durante a noite, reserve um tempinho para você treinar.

Além disso, não é necessário treinar todos os dias, de 3 a 4 dias por semana, já é considerado o suficiente.

Desse modo, tente praticar os seus exercícios nos horários e dias que você estabeleceu, e o seu cérebro irá se acostumar com a rotina e associar os dias e horários com o momento de treinar.

3. Mantenha-se motivada:

A princípio, pode parecer desafiador encontrar inspiração para malhar em um ambiente caseiro.

Pois, a maioria das pessoas, sentem-se mais motivadas quando estão em uma academia, cercada por outras pessoas que também estão malhando.

E, para quem não possui o hábito de praticar exercícios, pode ser ainda mais difícil para começar.

No entanto, basta encontrar o que te inspira, o que te motiva a continuar.

Uma boa dica é colocar a sua música favorita, afinal, todo mundo possui uma música que levanta o seu astral, não é mesmo?

Outra opção é vestir a sua roupa de malhar, desse modo, é provável que você se sinta mais motivada a começar a treinar.

4. Exercite-se usando apenas o seu corpo:

A calistenia data desde a Antiguidade, e era amplamente utilizado por guerreiros romanos e até mesmo atletas olímpicos da Grécia antiga.

O treino de calistenia consiste em utilizar apenas o peso do seu corpo para treinar, sem ajuda de quaisquer equipamentos que você encontra nas academias atualmente.

Portanto, exercícios calistênicos são ideais para você praticar em sua própria casa para fortalecer os músculos, como por exemplo:

  • Agachamentos;
  • Abdominais;
  • Afundos;
  • Prancha;
  • Flexão de braço;
  • Burpee;
  • Alpinista.

5. Faça exercícios aeróbicos:

Sem dúvida, os exercícios aeróbicos são excelentes para quem deseja perder peso e até mesmo para ganhar massa muscular, e por isso, não podem ficar fora da sua rotina de treino.

No entanto, há quem acredite que exercícios aeróbicos não podem ser praticados em casa, o que na verdade é uma afirmação errônea.

Pois, existem algumas opções que você pode fazer sem sair do lugar, incluindo:

  • Polichinelo;
  • Corrida estacionária;
  • Pular corda;
  • Dançar.

Caso você tenha escadas em sua casa ou apartamento, então outra boa opção é subir e descer as escadas, desde que não tenha pessoas passando e nem toque no corrimão.

6. Tenha uma boa noite de sono:

Uma boa noite de sono é extremamente importante para revigorar os nossos ânimos e manter o organismo funcionando corretamente.

Pois, se você não tiver dormido bem ou o suficiente, você se sentirá mais cansada e, como consequência, menos disposta a praticar exercícios físicos.

Além disso, já foi constatado que a privação do sono está diretamente atrelada a uma série de problemas de saúde, incluindo ansiedade, estresse, diabetes, obesidade e até mesmo depressão.

Logo, o ideal é dormir cerca de 7 a 8 horas por noite, para que dessa forma, o seu corpo possa repor as energias e você acordar mais disposta e revigorada.

7. Alimente-se corretamente:

A alimentação também desempenha um papel fundamental em nosso organismo.

De fato, manter uma alimentação saudável e equilibrada, que contenha proteínas, carboidratos, vitaminas e nutrientes, é fundamental para que o nosso organismo funcione de modo adequado.

Bem como, para manter uma qualidade de vida mais saudável.

Assim sendo, o que você consome no pré-treino é importante para fornecer a energia necessária para o seu corpo praticar os exercícios com uma performance melhor.

Os alimentos mais indicados são fontes de carboidratos, de preferência os de baixo índice glicêmico, como por exemplo:

  • Pão de forma integral;
  • Batata doce;
  • Mandioca;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Etc.

8. Tenha paciência:

Paciência e dedicação também são cruciais para você adotar esse novo hábito. Pode ser que você queira desistir quando sentir-se desanimada.

No entanto, é preciso ter um comprometimento consigo mesma e definir uma meta tangível, para que os seus objetivos se tornem claros e fáceis de serem alcançados.

Conclusão

rotina-de-exercicios-na-quarentenaA quarentena pode ter bagunçado a rotina de diversas pessoas, misturando a vida pessoal com a profissional.

Desse modo, pode ser que para você, seja difícil estabelecer uma rotina de exercícios na quarentena, quiçá por falta de tempo ou de motivação.

No entanto, agora mais do que nunca, tornou-se importante mantermos hábitos saudáveis e cuidarmos de nós mesmas.

Os exercício são importantes, não só para o nosso condicionamento físico, mas, como também, para aumentar a nossa imunidade e melhorar a nossa saúde mental.

Por fim, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário!