O treino SIT, que é um acrônimo da expressão em inglês Sprint interval training, ou seja, treino de alta intensidade, tem se tornado uma febre dentro das academias. E não é para menos, essa modalidade de exercício que promete tirar todo o seu fôlego é capaz de queimar muitas calorias.

Sendo uma modalidade dentro dos treinamentos de HIIT, esse treino realmente é capaz de garantir resultados fantásticos. Contudo, é importante saber como executá-lo para que assim, sua saúde física não seja colocada em risco.

Aprenda um pouco mais sobre o que é treino SIT pesado e como aplica-lo de forma segura para perder muitos quilos.

Treino-sit

O Que É Treino SIT?

O treinamento de alta intensidade consiste em uma modalidade de exercício anaeróbia. Isso quer dizer portanto, que ao executá-lo, você irá trabalhar uma diversidade de músculos.

Além disso, com este tipo de treinamento você irá experimentar desde períodos de alta intensidade, com períodos de descanso e recuperação do fôlego.

A principal diferença deste tipo de treinamento para o HIIT, é que os momentos de esforços são mais curtos, no entanto, eles são muito mais intensos.

Outra característica do treinamento, é que ele pode se tornar um tanto quanto desafiador. Dessa forma, aquela velha expressão “ no pain, no gain” (sem dor, sem ganho) ganha ainda mais sentido aqui.

Vantagens Do Treino SIT

Uma das grandes vantagens do treino SIT pesado, é que apesar de desafiador, ele se torna mais fácil de ser executado por qualquer pessoa. Isso porque seu treinamento intenso acaba se tornando mais curto que o treinamento de HIIT que estamos acostumados.

E como ele é uma modalidade extremamente exaustiva, não pode ser praticado por mais que 30 minutos, mesmo que nestes casos, quem o esteja praticando seja um atleta profissional.

Como realizar o treino SIT pesado

treino-sit

Agora que você já entendeu que este treino é potencialmente “matador”, é hora de compreender como ele pode ser executado.

Basicamente, o treinamento possui as seguintes fases:

1 ª fase: Número de ciclos.  Consiste no número de vezes em que o exercício será realizado.

2ª fase. Esforço do estímulo. Nesse caso, ele deve ser exaustivo.

3ª Fase. Duração do estímulo. O tempo de execução de cada atividade dentro do exercício, que nesse caso, deve ser de 10 a 30 segundos.

4ª Fase. Esforço do descanso. Que recomenda-se ser ativo, ou seja, como uma atividade motora de baixa intensidade que deve ser executada nos intervalos de cada exercício.

5ª Fase. Duração do descanso. O tempo do descanso deve durar de 5 a 10 segundos. Lembrando que quanto menor for o descanso, maior será a intensidade do exercício.

Como Montar Um Treino SIT

treino-sit

Apesar de todos os benefícios que este tipo de treinamento pode trazer, é de extrema importância que ele seja recomendado por um profissional. Contudo, traremos uma sugestão bem simples de como começar.

Número de ciclos: 4

Estímulo: exaustivo

Duração: 20 segundos

Descanso: 10 segundos

Para que você possa cronometrar o exercício de forma correta, existem diversos aplicativos que podem ajudá-lo. Nesse caso, sugerimos o Seconds Pro que possibilita a configuração de exercícios da maneira que você deseja.

Definido então o tipo de treino, é preciso saber quais exercícios serão realizados durante a fase de estímulo e durante a fase de descanso.

Fizemos uma lista bastante acessível onde, desse modo, você poderá executar estes exercícios tanto dentro, quanto fora da academia.

Exercícios da fase de estímulo

  • Agachamento
  • Abdominal com as pernas elevadas
  • Flexão de braço
  • Avanço
  • Montain Climber

Exercícios de descanso (devem ser realizados entre cada exercício da fase de estímulo)

  • Prancha
  • Polichinelos
  • Corrida no mesmo lugar
  • Ponte
  • Saltos agachando e depois tentando alcançar o teto

Lembre-se que a primeira fase do exercício acaba com a execução do Montain Climber e seu respectivo descanso, que nesse caso são os saltos agachando e depois tentando alcançar o teto.

Uma dica antes de começar os exercícios é evitar ingerir comidas pesadas ou tomar muito líquido. Isso porque, devido à alta intensidade dos treinos, estando com o estômago cheio, você pode sentir mal estar.

Principais Benefícios Do Treino

treino-sit

Se você está pensando se deve ou não realizar o treino sit, então apresentaremos algumas vantagens em realiza-lo. Veja agora quais são elas:

Rápida Queima De Gordura

Talvez esta seja uma das principais vantagens. Sabemos hoje em dia que o acúmulo de gordura traz diversos malefícios à saúde. Dessa forma, encontrar meios queimá-la da maneira adequada é de extrema importância.

E durante este treinamento, você consegue isso.

Pesquisas revelaram que o exercício é capaz de estimular o hormônio do crescimento, o GH, que estimula no aumento da massa magra.

Além disso, durante a recuperação do treino, o metabolismo se mantém acelerado por mais tempo, o que permite uma queima ainda maior de músculos.

Definição Muscular

O treino SIT permite maior definição muscular em menos tempo, pois, como já foi dito, ele é capaz de acelerar o metabolismo de forma mais rápida. Esse processo também ajudará na definição de músculos.

Mais Resistência

Por ser um treinamento de alta intensidade, ele ajuda o seu organismo a criar mais resistência em outros treinos, como o de musculação, por exemplo.

Trabalha O Equilíbrio Mental

A todo momento em que você realizar o exercício, perceberá que precisará lutar com o seu instinto natural de querer ficar parado. Isso acontece porque o ser humano foi programado dessa forma. Contudo, ao superar esse instinto com todas as suas forças, você encontrará o equilíbrio.

Pode Ser Realizado Em Qualquer Lugar

No ambiente da academia você contará com o apoio de barras e anilhas para deixar seu treino mais intenso. Contudo, o treino SIT pode ser realizado em qualquer lugar.

Sendo assim, você não terá mais a desculpa que não tem tempo de ir à academia para ficar magra.  Pois, em apenas 30 minutos, 2 vezes por semana, você irá ter resultados excelentes.

E aí, o que achou da proposta?

Que tal começar o seu treinamento ainda hoje?