Para homens e mulheres que estão em busca de retardar o envelhecimento e manter sua pele sempre bonita, não faltam recursos cosméticos industrializados. Mas você sabia que a vitamina C possui um efeito rejuvenescedor além de outros benefícios para o seu organismo?

Agindo como um poderoso antioxidante, a vitamina C tem a capacidade de reduzir as linhas de expressão, dar firmeza e devolver o viço da pele.

Conheça todas as particularidades dessa vitamina e como ela pode fazer com que você se torne ainda mais bonito.

Vitamina-C

Benefícios Da Vitamina C

A vitamina C possui incontáveis benefícios e foi descoberta no ano de 1932 pelo cientista bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi.  Este tipo de vitamina não pode ser sintetizada pelo organismo humano sendo que a única forma de absorvê-la é através da alimentação.

Portanto, separamos aqui, 13 benefícios dessa vitamina para que você entenda qual a importância desta substância no seu corpo.

1 – Evita O Envelhecimento Precoce

O envelhecimento precoce acontece devido ao fato de que as células começam a oxidar mais rápido diminuindo assim, a produção de colágeno e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Assim, por ser um poderoso antioxidante, esta vitamina é indispensável para o tratamento antienvelhecimento da pele.

2- Atua No Combate Contra Os Radicais Livres

Os radicais livres são muito prejudiciais às nossas células, pois conseguem lesionar partes muito nobres delas. Eles se formam a partir da genética, respiração, sedentarismo, stress, fumo e privação de sono.

Essas estruturas no entanto, são neutralizadas através da ação da vitamina que pode combate-los diariamente.

3- Ajuda A Clarear Manchas

Além de ajudar a clarear manchas, este tipo de vitamina consegue uniformizar o tom da pele uma vez que ela contribuiu para a inibição de tirosinase, que consiste na transformação de tirosina em melanina na pele.

Ademais, outro benefício, é que ela potencializa os efeitos dos filtros solares impedindo que os raios UV façam um estrago muito grande na pele.

4- Corrige Rugas E Linhas De Expressão

Por estimular a produção de colágeno, a vitamina também atua no combate à rugas e linhas de expressão. Além disso, ela também atua na estabilização do colágeno no corpo.

5- Deixa A Pele Mais Iluminada

Uma pele ilumina indica saúde e bem estar, e também nos deixa ainda mais belos.

Por possuir uma ação antioxidante forte e eficaz, a vitamina ajuda na produção de colágeno e colabora com a diminuição dos radicais livres deixando a pele mais luminosa.

Vitamina-C

6- Melhora A Imunidade

Ter uma boa imunidade é importante para que nos sintamos bem e dispostos, então desenvolvendo nossas atividades de maneira adequada no dia-a-dia e podendo aproveitar melhor a vida.

Por aumentar a produção de glóbulos brancos, este tipo de vitamina consegue atuar diretamente no sistema imunológico fortificando-o. Ela também é capaz de aumentar o número de anticorpos no organismo o que permite que o nosso corpo fique menos suscetível à doenças.

7- Melhora A Absorção De Ferro

O nutriente consegue aumentar a biodisponibilidade de ferro não-heme no organismo. Este, por sua vez, é fundamental para prevenir anemia ferropriva, que causa dentro muitos sintomas, lentidão no raciocínio, sonolência e falta de disposição.

8- Dá Mais Resistência Aos Ossos

Ter ossos saudáveis evita diversas dores, desgastes e o desenvolvimento de fraturas na velhice, sendo assim, a saúde deles é um elemento de fundamental importância.

Por ajudar na produção de colágeno e este elemento ser fundamental para a estrutura óssea, ela também ajuda a contribuir com nosso esqueleto.

9- Evita Problemas De Visão

A visão é um elemento de grande importância ao nosso corpo, e o nutriente é capaz de garanti-la por mais tempo. Isso acontece a vitamina consegue prevenir a degeneração da mácula, uma parte da retina que é responsável pela recepção dos detalhes.

Ademais, uma pesquisa feita com pessoas que consumiram boas quantidades de vitamina C ao longo da vida, revelou que ela também ajuda a prevenir catarata.

10- Ajuda Na Prevenção Da Gripe E De Resfriados

Muitos estudos indicam que o uso adequado da vitamina tende a reduzir os sintomas dos resfriados bem como, os da gripe.

Sobretudo, para que essas doenças não atinjam o nosso organismo, é de fundamental importância fazer o consumo do nutriente de forma adequada.

11- Ajuda A Prevenir Derrames

Por possuir colágeno e também elastina, a vitamina é capaz de evitar a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias. Além disso, por possuir ação antioxidante, o nutriente ajuda a manter os níveis de óxido nítrico sendo que este é importante para fazer com que as artérias fiquem relaxadas.

12- Melhora O Humor

Outro grande benefício da vitamina C  é que ela atua na melhora do humor. Isso acontece porque o nutriente ajuda na produção de neurotransmissores tais como adrenalina, seretonina, dopamina, noradrenalina sendo que todos eles ajudam a controlar como está o nosso humor.

13- Ajuda No Emagrecimento

Este é um benefício que muitas pessoas desejam, e sendo a vitamina uma grande contribuinte para a produção de cartinina, uma substância que tem como responsabilidade fazer o transporte de gorduras para serem queimadas como energia, ela também vai ajudar nisso.

Como Tomar?

A vitamina C é encontrada em diversos alimentos como limão, laranja, goiaba, kiwi, morango sendo que o goji berry é uma das maiores fontes do nutriente. Nos legumes, podemos encontrar a vitamina no brócolis, pimentão e na couve.

O ideal é que se consuma pelo menos 90 mg da vitamina por dia.

A vitamina também pode ser encontrada em forma de suplemento sendo somente indicada quando existe a falta dela no corpo. Sendo assim, ela só será prescrita depois da avaliação por um médico.

Além disso, ao ingerir por conta própria o suplemento existe o risco de sobrecarregar os rins aumentando assim, as chances de que uma pessoa desenvolva cálculos renais.

Para consumir a vitamina na quantidade certa, é preciso portanto ter uma dieta balanceada, onde não só este nutriente mas como todos aqueles necessários ao corpo, sejam ingeridos de forma correta.