Sem dúvida, a esmagadora maioria das pessoas que frequentam academias, associam o ganho de massa magra somente aos macronutrientes, ou seja, gorduras e carboidratos.

Esse equívoco é extremamente comum, especialmente para as iniciantes.

No entanto, não somente os macronutrientes são essenciais, como também os micronutrientes, que são as vitaminas e minerais.

Tanto quanto as gorduras e carboidratos, estes micronutrientes também são essenciais para ajudá-la a construir e desenvolver massa magra.

De forma eficiente e inteiramente saudável, evitando assim, o temido efeito platô.

Assim sendo, continue lendo para descobrir quais são as funções que as vitaminas e minerais desempenham em nosso organismo e a sua importância!

Importância Das Vitaminas e Minerais No Ganho de Massa Magra

vitaminas-e-mineraisCertamente você já deve possuir conhecimento de que para construir massa muscular, os carboidratos e gorduras, considerados como macronutrientes, são essenciais.

Todavia, você sabia que os micronutrientes, que fazem parte dos micronutrientes, também desempenham um papel extremamente fundamental durante esse processo?

Basicamente, tanto as vitaminas, quanto os minerais, são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

Isso porque, alguns desses micronutrientes não são produzidos por nosso organismo, então temos de obtê-los através da alimentação.

Desse modo, garantindo que todo o processo metabólico possa ocorrer de modo adequado.

Logo, não é incomum que algumas pessoas priorizem o consumo de carboidratos e gorduras, e negligenciam a importância das vitaminas e minerais.

O que, por consequência, pode até mesmo causar uma deficiência de nutrientes e estagnar o seu ganho de massa muscular.

Ou seja, basicamente, não há como obter bons ganhos de massa muscular sem incluir em sua dieta alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais.

Quais são as principais vitaminas e minerais para o ganho de massa magra?

Mas, quais são os principais micronutrientes que devemos ingerir para auxiliar no desenvolvimento de massa magra?

E, quais são as suas respectivas funções em nosso organismo? De fato, essa é uma questão recorrente entre as adeptas da musculação.

Bem, caso esteja interessada em descobrir, confira a seguir algumas vitaminas e minerais que são considerados importantes para auxiliar no ganho de massa magra.

1. Vitamina E:

A vitamina E é uma ampla fonte de antioxidantes, que além de ser essencial para manter o organismo funcionando corretamente e auxiliar o ganho de massa muscular.

Também é responsável por inibir os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo degenerativas.

2. Vitaminas do complexo B:

As vitaminas do complexo B, são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente para quem pratica musculação e deseja ganhar massa muscular.

Assim sendo, veja algumas vitaminas que compõe esse grupo e os seus respectivos benefícios para quem treina:

  • Vitamina B1: essa vitamina possui diversos benefícios para o nosso organismo, incluindo, fornecer mais energia para o corpo e levar oxigênio para os músculos. Ou seja, é uma ótima aliada para aumentar a sua performance durante os treinos e auxiliar o ganho de massa magra;
  • Vitamina B6: para as praticantes de musculação, a vitamina B6 é considerada como uma das mais importantes, isso porque, assim como a vitamina B1, fornece energia para o corpo, pois, auxilia no metabolismo do carboidrato, entre outras substâncias. Mas, esse não é o único beneficio. A vitamina B6 também libera hormônios que causam a sensação de bem estar, sendo capaz de melhorar a imunidade, qualidade do sono, a saúde da pele, digestão e sintomas da tpm.

3. Vitamina A:

A vitamina A atua diretamente na produção do hormônio do crescimento, desse modo, é considerada importante para o processo de hipertrofia.

Essa vitamina também é conhecida por manter a sua visão saudável, pois, ajuda a prevenir doenças que podem afetar as córneas.

4. Vitamina D:

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a importância da vitamina D.

Essa vitamina é capaz de regular a pressão arterial, controlar diabetes e manter a saúde dos seus ossos em dia, evitando assim, doenças como a osteoporose ou artrite.

Já para as praticantes de musculação, a vitamina D pode melhorar o seu rendimento durante os treinos, ao fornecer mais energia.

5. Vitamina C:

Certamente você já deve saber que a vitamina C é importante para fortalecer o sistema imunológico.

Pois, é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, e desse modo, também melhora a saúde da pele e dos cabelos.

No entanto, você sabia que a vitamina C ajuda na absorção de ferro, um mineral importante para o crescimento muscular?

Além disso, a vitamina C também ajuda a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio que é liberado sob situações de estresse e que pode acabar prejudicando o seu ganho de massa magra.

6. Zinco:

Se você pratica exercícios físicos e deseja ganhar massa muscular, então não deve deixar de consumir alimentos que contenham zinco.

Isso porque, esse mineral é exatamente importante, especialmente para quem treina, pois, o zinco pode elevar os níveis do hormônio do crescimento em nosso organismo.

Estes, que são considerados fundamentais para o desenvolvimento da massa muscular.

No entanto, além disso, o zinco também contribui para o bom funcionamento do nosso organismo.

Incluindo a melhora da digestão, fortalecimento do sistema imunológico, redução de estresse e controle de diabetes.

Ou seja, mesmo para quem não pratica exercícios físicos, o zinco ainda é importante.

7. Magnésio:

Assim como todos os minerais, o magnésio também é extremamente importante para o nosso organismo e desenvolvimento de massa muscular.

Pois, a sua ausência poderá prejudicar tanto os seus ganhos, quanto a sua saúde em geral.

Esse mineral é responsável por transportar energia através da produção de proteínas.

Além disso, também é conhecido por seus efeitos tranquilizantes, isso porque, é capaz de ajudar no relaxamento dos vasos sanguíneos e dos músculos.

8. Potássio:

O potássio é importante para o nosso organismo, porque é capaz de controlar a pressão arterial, e pode beneficiar a sua saúde muscular, óssea e circulatória.

Todavia, também atua diretamente na produção de energia para o organismo, o que pode melhorar o seu desempenho durante os treinos.

E, consequentemente, aumentar o ganho de massa magra.

9. Ferro:

Você já deve ter ouvido falar que para ficar forte, é preciso consumir ferro. Mas, não literalmente, é claro.

Sem dúvida, o ferro é um dos principais minerais que devem estar inclusos em sua dieta. Mas, não somente para quem treina, pois, sua deficiência poderá provocar a anemia.

O ferro auxilia no transporte de oxigênio para os músculos e desempenha um papel importante em nosso metabolismo.

Assim sendo, é um mineral essencial para a hipertrofia.

Conclusão

vitaminas-e-mineraisEm suma, existem uma variedade de vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e desempenham um papel importante durante o processo de hipertrofia muscular.

Assim sendo, para ajudar o seu ganho de massa magra, é fundamental manter uma dieta que seja equilibrada, contendo não somente gorduras e carboidratos, mas como também, vitaminas e minerais.

Pois, uma dieta inadequada poderá acarretar muitos malefícios para a sua saúde, além de prejudicar todo o seu progresso.

Por fim, caso ainda possua alguma dúvida ou tenha uma sugestão, deixe o seu comentário!